O Sambô é uma arte marcial russa criada na antiga União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938. para melhorar as técnicas de combate da Polícia Secreta de Lênin, através da fusão de técnicas eficazes (testadas) de outras artes marciais. Possui raízes no Karatê, Judô, Jiu-jítsu, Savate, Muay Thai e nos mais tradicionais estilos de luta livre soviéticos. Seus praticantes são chamados de sambocas. É muito semelhante, em alguns aspectos, ao Jiu-Jítsu, possuindo em suas técnicas o uso de controles, chaves e torções, além de chutes e socos.
Esta arte tornou-se muito conhecida no mundo através de Fedor Emelianenko, campeão dos pesos pesados do PRIDE. É considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas - FILA uma das quatro principais formas de Wrestling (luta livre) amador praticadas no mundo nos dias de hoje, as outras três sendo o Judô, a Luta Livre e a Luta Greco-Romana.
Fedor Emelianenko
Versões do sambô
Ainda que tenha sido criado para ser um estilo único, o Sambô possui quatro versões:Sambô Esportivo: semelhante ao Judô com algumas diferenças nas regras;
Sambô Autodefensivo: similar ao Jiu-jítsu e ao Aikido, utilizado para defesa pessoal;
Sambô de Combate: é o Sambô militar, utilizado pelas forças armadas russas, é a origem do Sambô. Mais agressivo, inclui chutes e socos; e
Sambô Especial: complementar ao Sambô de Combate, destina-se a preparação para situações específicas.
Graduações ou faixas
Embora o sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .
- Novichok (preta)
- Yunosheskiy razryad (cinza)
- Vzrosliy razryad (marrom)
- Kandidat of Master Sambo (verde)
- Master Sambo (azul)
- Master Sambo of International Class (vermelha)
- Grand Master (ouro)
- Uchitel (branca)
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .
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