domingo, 12 de junho de 2011

Você conhece "Sambô"?.


O Sambô é uma arte marcial russa criada na antiga União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938. para melhorar as técnicas de combate da Polícia Secreta de Lênin, através da fusão de técnicas eficazes (testadas) de outras artes marciais. Possui raízes no Karatê, Judô, Jiu-jítsu, Savate, Muay Thai e nos mais tradicionais estilos de luta livre soviéticos. Seus praticantes são chamados de sambocas. É muito semelhante, em alguns aspectos, ao Jiu-Jítsu, possuindo em suas técnicas o uso de controles, chaves e torções, além de chutes e socos.

Esta arte tornou-se muito conhecida no mundo através de Fedor Emelianenko, campeão dos pesos pesados do PRIDE. É considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas - FILA uma das quatro principais formas de Wrestling (luta livre) amador praticadas no mundo nos dias de hoje, as outras três sendo o Judô, a Luta Livre e a Luta Greco-Romana.

Fedor Emelianenko

Versões do sambô

Ainda que tenha sido criado para ser um estilo único, o Sambô possui quatro versões:
Sambô Esportivo: semelhante ao Judô com algumas diferenças nas regras;
Sambô Autodefensivo: similar ao Jiu-jítsu e ao Aikido, utilizado para defesa pessoal;
Sambô de Combate: é o Sambô militar, utilizado pelas forças armadas russas, é a origem do Sambô. Mais agressivo, inclui chutes e socos; e
Sambô Especial: complementar ao Sambô de Combate, destina-se a preparação para situações específicas.

Graduações ou faixas

Embora o sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).
  • Novichok (preta) 
  • Yunosheskiy razryad (cinza)
  • Vzrosliy razryad (marrom) 
  • Kandidat of Master Sambo (verde)
  • Master Sambo (azul)
  • Master Sambo of International Class (vermelha)
  • Grand Master (ouro)
  • Uchitel (branca)
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no sambô a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .

Confira um video de treino de Sambô:

Nenhum comentário: